segunda-feira, 20 de abril de 2015

O TIRADENTES

   TIRADENTES - Alcunha pelo qual ficou conhecido um revolucionário do Brasil colonial, de verdadeiro nome Joaquim José da Silva Xavier, nascido em Pombal, Minas Gerais, em 1748, e enforcado no Rio de Janeiro em 21-4-1792. Mártir da liberdade numa colônia portuguesa que ansiava pela independência e, consumada esta, exemplo as gerações vindouras de quanto pode um alferes, homem do povo, de palavra fácil e espirito animoso, quase febril, na luta por um ideal.
 Cadeia de Vila Rica no interior da qual estiveram detido os Inconfidentes.
 O Alferes Joaquim José da Silva Xavier. Esta tipo de fardamento é usado ate os dias de hoje pelos Dragões da Independência que tem a missão de proteger o Palácio do Planalto.
 A Bandeira da Inconfidência Mineira, a que seria a bandeira do Brasil Republica, se tivessem logrado exito.
 Tiradentes perante ao Carrasco.
 Tiradentes no cadafalso recebe a extrema unção. A cidade do Rio de Janeiro encontrava-se mergulhada na tristeza e no pavor, estabelecidos pela teatralidade trágica dos Juízes do Tribunal Régio. Ninguém podia pronunciar uma simples palavra de piedade pelo estimado Alferes ou por seus companheiros. Alguém que o fizeram foram metidos em cárceres. A soldadesca portuguesa andava de espreita aos "mazombos," isto é, os brasileiros filhos ou netos de portugueses, todos suspeitos de serem Maçons.
O Tiradentes subiu ao cadafalso em 21 de abril de 1792. Nos seus últimos dias, antes da execução, comportou-se com grande dignidade e coragem. O local escolhido para a execução foi uma vasta praça do lado nascente da cidade do Rio de Janeiro, onde costumavam acampar ciganos. Seis corpos de Infantaria e dois esquadrões de Cavalaria rodearam o cadafalso, enquanto uma grande multidão se aglomerava em volta.                                                                                                                                     Foi levado da prisão acompanhado por dois padres e uma guarda de cem soldados. Eram onze horas da manhã quando Tiradentes, aparentando calma e serenidade, subiu ao patíbulo, tendo as suas últimas palavras. Morro pela Liberdade do Brasil. E depois da execução todo aquele ritual macabro, de esquartejamento e espalhar pedaços de seu corpo por lugares frequentado pelo Alferes, sua cabeça foi exposta num poste em Vila Rica hoje Ouro Preto. Que nos dias de hoje estas barbaridade ainda acontecem em varias parte do Planeta, vemos quase que diariamente as atrocidades cometidas com cristãos,  pelos radicais Islâmicos.


 Vila Rica Minas Gerais - Brasil
 Cidade do Rio de Janeiro - Brasil
 Extraído dos Altos da Devassa.                                                                   ( Assis Oliveira)
 Ouro Preto MG

Nenhum comentário: