Cavalo de aço nome dado pelos índios as locomotivas, e não tem nada mais grandioso e bem elaborado do que uma locomotiva, seja ela a vapor ou a diesel. Nesta reportagem fotográfica que faz parta de nossa campanha para que o Governo brasileiro não deixe esta ferrovia ser desativada assim como tantas outras. Vou mostrar uma destas belezas da engenharia mecânica uma Locomotiva a Diesel como é por dentro. Geralmente conhecemos o trem superficialmente, aqui vou mostrar detalhe da maquina que faz a composição se locomover. O Trem proporciona o transporte de pessoas com muito mais segurança que qualquer outro meio de transporte, o que vemos hoje nas estradas do Brasil um real e verdadeiro sacrifício humano. Pessoas morrendo da pior maneira possível em acidentes de veículos, um preço caríssimo pelo abandono das ferrovias em um país de dimensão continental. Esta ferrovia é muito importante para esta região, temos a esperança da volta do trem de passageiro, e um trem que seria viável se os polióticos tivessem sido honestos com o povo de Corumbá. Seria o trem do pantanal com um percurso de Corumbá a Porto Esperança, esta é a parte mais interessante da ferrovia dentro do Pantanal.
Locomotiva na fila para revisão.Cabine de operação de uma locomotiva a diesel.
A visão que o maquinista tem no comando da maquina.
A função de um maquinista é o controle da velocidade e cuidado com a composição.
Aqui quem pensa que maquinista tem vida fácil, se engana o calor é isuportavem, pois a temperatura em Corumbá geralmente é alta.
A visão do auxiliar de maquinista.
Vendo como se sente um maquinista de uma locomotiva.
Painel de controle.
Plataformas de manutenção das locomotivas.
Maçanico de Locomotivas a diesel.
O tanque de combustível é bem grande.
O truque de seis rodas e uma locomotiva tem dois.
As fotos que segue são do grande motor que na verdade são dois motores, funciona da seguinte maneira. Um motor a diesel para fazer girar um gerador de energia, que vai alimentar o motor elétrico que faz a locomotiva se mover.
o sistema de pistom do motor.
As baterias ao todo são quatro.
Painel eletrônico ai esta todo o sistema elétrico da locomotiva.
O mecânico da parte elétrica.
Eu morro em Corumbá a 42 anos esta é a primeira vez que entro neste galpão ferroviário, por que não é permitida a entrada de pessoas que não sejam funcionários da ferrovia. Mais na condição de Repórter Fotográfico foi me cedido uma autorização.
Gandolas ou pranchas em manutenção para troca de peças.Um truque desmontado, tudo é na base do guindaste são peças pesadíssimas.
No momento das fotos tinha seis locomotivas, as demais estavam no trecho entre Corumbá e as minas do Urucum, e Porto Esperança.
O mecânico das Locomotivas.
Um dos Administradores da ferrovia, ele é o responsável pelos trens.
Composição de minérios em Corumbá MS.
Neste momento de passagem de nível o barulho da buzina é grande.
Composição saindo de Corumbá com destino a estação de Maria Coelho onde é carregado as gondolas e transportado para Corumbá e em seguida o composição entra no ramal ferroviário de Ladário para ser embarcado nas balças ancoradas no porto, Rio Paraguai.
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