terça-feira, 31 de março de 2015

O FIM DA FERROVIA NOROESTE DO BRASIL - BAURU A CORUMBÁ

Estive no patio ferroviário de Corumbá e a sequencias de fotos mostra o fim lento e gradual da ultima Estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com seu começo em Bauru SP. "Confira"


                 Trem que transporta minério das minas de Urucum para o porto de Ladário MS.
                                  Na linguagem ferroviária este veiculo é um alto motriz.
                                      Uma imagem desoladora a do patio ferroviário de Corumbá.


Se a cidade tivesse um Prefeito inteligente não deixaria um prédio deste porte se acabar, mais como a maioria dos governantes são burros ao extremo, ai esta o resultado.


                           As rodas já enferrujadas a bastante tempo que não circula mais.
              Composição de gandolas ou pranchas já virando sucata, já a bastante tempo parado.

Lamentável um local que fervilhava como estação e depois como deposito de mercadoria.

A Prefeitura da cidade poderia requisitar ao Governo Federal os imoveis da ferrovia para evitar sua depredação , mais não o faz. Economizaria em esta aligando casas para estalar suas secretarias.


As escolas de Samba da cidade poderiam muito bem utilizarem este grande espaço, mais  a jeguisse dos administradores é uma coisa espantosa.
É ou não é jeguisse deixar uma extrutura desta se acabar, povo vamos fazer valer o nosso voto, parem de eleger pessoas que não tem capacidade administrativa como o atual Prefeito de Corumbá o Paulo Duarte do PT.

             Só o galpão ainda esta em funcionamento para da manutenção as locomotivas.

















                                    Galpão onde se da manutenção das Locomotivas.

                                               Saída para Campo Grande MS.
                                           A segunda Locomotiva é da Ferrovia Boliviana.



                                           Sucateamento das gandolas ou pranchas.


                                             Nesta casa era o escritório central da ferrovia.
                 Resta poucos desvios na Estação de Corumbá, só o minimo necessário que sobrou.

                                                              Saída para a Bolívia.
Este é a Estação principal, ótimas instalações tembem abandonado a própria sorte sem que o Prefeito da cidade se atente para a importância da conservação destes prédio em beneficio da população.
                                 Caixa D'Agua desativada, do tempo das maria fumaça.

                               Ate o ano passado a estação velha ainda estava com o telhado.
                                    O telhado na mais recente também começa a desaparecer.
            Chamamos nossos governantes de que? Todo palavrão é pouco. Um bando de imbecil.
                                                Estação ferroviária de Águas Claras MS NOB




 Estação ferroviária de Aquidauana, em 1974 dia 25 de março passei um dia inteiro esperando um problema na ferrovia ser resolvido para que o trem em que eu estava com destino a Corumbá partisse. Saindo do Rio Grande do Norte no dia 21 de marco, onde eu estava no Sul de Mato Grosso em uma pequena cidade muito longe. Valeu a pena, gostei desta terra hoje Mato Grosso do Sul, e fiquei.
                                                     Entrada da estação de Aquidauana.
 O Começo da Ferrovia Noroeste do Brasil na cidade de Bauru interior do Estado de São Paulo, são mais de 1.000 Km de ferrovia ate a cidade de Corumbá MS. Entrando no Mato Grosso do Sul pela cidade de Três Lagoas e segue para Águas Claras, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande a Capital do Estado e vai em frente para Terenos, Aquidauana, Miranda, Distrito de Porto Esperança e finalmente Corumbá fronteira com a Bolívia. Um admirador de nosso trabalho esta em visita a Estação ferroviária de Bauru e nos enviar fotos da real situação em que se encontra por lá, não é muito diferente da ponta final em Corumbá. Mais uma vez afirmo, um país governado por pessoas inteligente e honestas não abandona ferrovia. Que tipo de gente governa o Brasil?

                Uma verdadeira obra de arte feita pelos Ingleses, a ponte do Rio Aquidauana.

                                  Trem partindo da plataforma da estação de Miranda MS.
                                           O sucateamento das Locomotivas é visível.

 A ponte sob o Rio Parana divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul na cidade de Três Lagoas MS.
                                                    Ponte do Rio Aquidauana.
                                           Estação ferroviária de Corumbá MS
                                                   Distrito de Porto Esperança MS.
 A maior ponte ferroviária do Brasil fica no Distrito de Porto Esperança MS, sobre o Rio Paraguai.

 Patio ferroviário de Porto Esperança tembem como em toda ferrovia tudo se acabando no mais grotesco descaso dos amebas que governam o Brasil depois da dita volta da Democracia.
 Todas estas Locomotivas hoje estão sendo empregadas no transporte de minério de ferro das minas de Urucum em Corumbá.
 Aguardem novas fotos sobre a situação em Bauru, o começo da ferrovia. Pedimos clemência, não deixe a ferrovia acabar.
                               Ponte ferroviária sob o Rio Parana em Três Lagoas MS.
                                                      Ponte de Porto Esperança MS
                                 Estação de Campo Grande MS hoje Museu da ferrovia.
                                               Trecho entre Miranda e Corumbá MS

                                            Estação de Urucum.
                                                      Aquidauana MS


                                                   De Corumbá para a Bolívia.
                                                     Proximidade de Corumbá MS

         O famoso trem azul do Pantanal, de Corumbá a Campo Grande MS em 1986.


                             A primeira vez e unica em que David e Vanessa viajaram de trem.


 O fracassado trem do Pantanal que não era no Pantanal, de Campo Grande ate Miranda não tem Pantanal. Na ferrovia Pantanal pra valer é de Corumbá até Porto Esperança é a melhor parte da ferrovia dentro do mesmo,

                                     Estação de Porto Esperança já sem os trilhos, desativada.
                                  Saída para a Bolívia totalmente sem conserva, é o fim.

                                              Trecho de Corumbá a Bolívia.
                                                   Ramal de Ladário MS











                                            Ramal de Ladário MS
                                                      Corumbá MS




                                                    Porto Esperança MS.
                                                      Corumbá MS
                                           Ramal de Ponta Porã já desativado.

                                         Minha luta pela permanência da Ferrovia NOB

 Ramão de Ponta Porã, Estação do Bolicho.

                                            Ribas do Rio Pardo MS



                                     Locomotiva da ferrovia boliviana no patio de Corumbá.

                                      Proximidade de Campo Grande MS  Casa de Turma.



                      Anisio Guató Maquinista e sindicalista um dos defensores da ferrovia.

                                           Estação de Campo Grande no apogeu da ferrovia.





 Com a tirada dos trilhos do centro da Capital Campo  Grande Ms foi feito uma nova estação para nada. a ferrovia esta no fim.
                                              Patio ferroviário de Três Lagoas MS
                                          Alfandega entre Brasil e Bolívia Corumbá MS.





                                               Chegando a Corumbá.
         A primeira Estação onde nasceu a ferrovia Noroeste do Brasil na cidade de Bauru SP.
                         Tudo abandonado a própria sorte se acabando com a ação do tempo.



                                             Estação Ferroviária de Bauru SP
 Tenho boas recordações desta ferrovia que trouxe o desenvolvimento para o Sul de Mato Grosso e culminando com  a divisão e criando o Estado de Mato Grosso do Sul. Confesso que dá lagrimas nos olhos vendo o que foi e o que é hoje o estado deplorável da grande Noroeste do Brasil. (Assis Oliveira) colaboração (Luiz Vieira)
 Três Lagoas é a primeira estação ferroviária do Estado de Mato Grosso do Sul, e não seria diferente o abandono em toda extrutura da ferrovia. Principalmente o prédio da estação totalmente em ruínas.
              Foi feito um desvio na ferrovia, retirando os trilhos de dentro da cidade, igual foi feito em Campo Grande. Mais perguntamos de que vai adiantar? se praticamente não tem mais trafego de trens.
         Outra coisa que não se entende é como as Prefeituras das cidades ao longo da ferrovia não assumem os imoveis, para serem aproveitados em instalações de diversos tipos de atividades da Prefeitura.

                                                Ferrovia é vida.


                                  O que resta do galpão da cidade de Três Lagoas.
                                Não podemos perder a esperança.
                                          Vila da Noroeste do Brasil.
  Eu tenho um sonho que um dia o eleitorado do Brasil consiga eleger um Presidente com visão voltada para o bem de toda a nação e volte a da valor as ferrovias e colocando assim o país nos trilhos.
                                          Esta é uma das foto mais tradicionais desta ponte.
                                               

















                          A ponte rodoviária paralela a da ferrovia foi feita pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Pra tirar o trafego que era feito por cima da barragem de Jupiá do Estado de São Paulo.
                                     Minha neta Ana Verônica cidadã três-lagoense.

      Voltei novamente ao começo da ferrovia no Mato Grosso do Sul para mostrar a maravilha de extrutura que é esta ponte ferroviária sobre o Rio Parana divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo.


            Esta é minha pequena contribuição fazendo esta campanha nas redes sociais para que esta ferrovia tão importante que foi para o desenvolvimento do Sul de Mato Grosso e hoje o Estado de Mato Grosso do Sul, não venha ser desativada e ter este fim melancólico que tem todas as ferrovias.
Fotos: Assis Oliveira

sexta-feira, 27 de março de 2015

A CRISE BRASILEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=BQSi_hRQU_w&feature=youtu.be                                                                                                                                                                                                                           https://www.youtube.com/watch?v=1nIiOU1qDUg







sexta-feira, 20 de março de 2015

LIMPAR A CIDADE PARA NÃO POLUIR O RIO PARAGUAI

   A bocaina é um lugar de densa vegetação e de concentração de Chácaras.  Esta estrada pode ser uma ligação da parte lesta da cidade com a parte Sul, mais devido o grande despejo de lixo por toda sua extensão alem do aspecto feio ainda tem o fedor.                                                                                   A administração municipal peca pela incompetência em manter não só a cidade limpa com seus arredores. Uma cidade que tem o privilegio de esta as margem de um dos rios mais importante do Brasil e da América do Sul que é o Rio Paraguai, e não só isto. Temos o Pantanal mais importante do Planeta Terra, olha o tamanho da responsabilidade.                                                                                      Costumo dizer que o carro chefe de uma boa administração é a Secretaria de Obras estruturada de pessoas e equipamento para da conta de todo aspecto físico da cidade. Ficar contratando serviço terceirizado é desperdício de dinheiro, serviço mau feito e a cidade ficando cada vez mais pior em todos os aspecto. Hoje Corumbá se parece com um mendigo de rua que passa mais de mês com roupas esfarrapada e sem tomar banho. Prefeito de Corumbá MS, Paulo Duarte você já esta no terceiro ano de uma administração desastrosa, lamentável para um jovem que teria tudo para ser um bom administrador se tivesse competência. Mais pelo visto é isto que lhe falta, aceita meu conselho. Ainda da tempo, se vira pião.