Estive no patio ferroviário de Corumbá e a sequencias de fotos mostra o fim lento e gradual da ultima Estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com seu começo em Bauru SP. "Confira"
Trem que transporta minério das minas de Urucum para o porto de Ladário MS.
Na linguagem ferroviária este veiculo é um alto motriz.
Uma imagem desoladora a do patio ferroviário de Corumbá.
Se a cidade tivesse um Prefeito inteligente não deixaria um prédio deste porte se acabar, mais como a maioria dos governantes são burros ao extremo, ai esta o resultado.
As rodas já enferrujadas a bastante tempo que não circula mais.
Composição de gandolas ou pranchas já virando sucata, já a bastante tempo parado.
Lamentável um local que fervilhava como estação e depois como deposito de mercadoria.
A Prefeitura da cidade poderia requisitar ao Governo Federal os imoveis da ferrovia para evitar sua depredação , mais não o faz. Economizaria em esta aligando casas para estalar suas secretarias.
As escolas de Samba da cidade poderiam muito bem utilizarem este grande espaço, mais a jeguisse dos administradores é uma coisa espantosa.
É ou não é jeguisse deixar uma extrutura desta se acabar, povo vamos fazer valer o nosso voto, parem de eleger pessoas que não tem capacidade administrativa como o atual Prefeito de Corumbá o Paulo Duarte do PT.
Só o galpão ainda esta em funcionamento para da manutenção as locomotivas.
Galpão onde se da manutenção das Locomotivas.
Saída para Campo Grande MS.
A segunda Locomotiva é da Ferrovia Boliviana.
Sucateamento das gandolas ou pranchas.
Nesta casa era o escritório central da ferrovia.
Resta poucos desvios na Estação de Corumbá, só o minimo necessário que sobrou.
Saída para a Bolívia.
Este é a Estação principal, ótimas instalações tembem abandonado a própria sorte sem que o Prefeito da cidade se atente para a importância da conservação destes prédio em beneficio da população.
Caixa D'Agua desativada, do tempo das maria fumaça.
Ate o ano passado a estação velha ainda estava com o telhado.
O telhado na mais recente também começa a desaparecer.
Chamamos nossos governantes de que? Todo palavrão é pouco. Um bando de imbecil.
Estação ferroviária de Águas Claras MS NOB
Estação ferroviária de Aquidauana, em 1974 dia 25 de março passei um dia inteiro esperando um problema na ferrovia ser resolvido para que o trem em que eu estava com destino a Corumbá partisse. Saindo do Rio Grande do Norte no dia 21 de marco, onde eu estava no Sul de Mato Grosso em uma pequena cidade muito longe. Valeu a pena, gostei desta terra hoje Mato Grosso do Sul, e fiquei.
Entrada da estação de Aquidauana.
O Começo da Ferrovia Noroeste do Brasil na cidade de Bauru interior do Estado de São Paulo, são mais de 1.000 Km de ferrovia ate a cidade de Corumbá MS. Entrando no Mato Grosso do Sul pela cidade de Três Lagoas e segue para Águas Claras, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande a Capital do Estado e vai em frente para Terenos, Aquidauana, Miranda, Distrito de Porto Esperança e finalmente Corumbá fronteira com a Bolívia. Um admirador de nosso trabalho esta em visita a Estação ferroviária de Bauru e nos enviar fotos da real situação em que se encontra por lá, não é muito diferente da ponta final em Corumbá. Mais uma vez afirmo, um país governado por pessoas inteligente e honestas não abandona ferrovia. Que tipo de gente governa o Brasil?
Uma verdadeira obra de arte feita pelos Ingleses, a ponte do Rio Aquidauana.
Trem partindo da plataforma da estação de Miranda MS.
O sucateamento das Locomotivas é visível.
A ponte sob o Rio Parana divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul na cidade de Três Lagoas MS.
Ponte do Rio Aquidauana.
Estação ferroviária de Corumbá MS
Distrito de Porto Esperança MS.
A maior ponte ferroviária do Brasil fica no Distrito de Porto Esperança MS, sobre o Rio Paraguai.
Patio ferroviário de Porto Esperança tembem como em toda ferrovia tudo se acabando no mais grotesco descaso dos amebas que governam o Brasil depois da dita volta da Democracia.
Todas estas Locomotivas hoje estão sendo empregadas no transporte de minério de ferro das minas de Urucum em Corumbá.
Aguardem novas fotos sobre a situação em Bauru, o começo da ferrovia. Pedimos clemência, não deixe a ferrovia acabar.
Ponte ferroviária sob o Rio Parana em Três Lagoas MS.
Ponte de Porto Esperança MS
Estação de Campo Grande MS hoje Museu da ferrovia.
Trecho entre Miranda e Corumbá MS
Estação de Urucum.
Aquidauana MS
De Corumbá para a Bolívia.
Proximidade de Corumbá MS
O famoso trem azul do Pantanal, de Corumbá a Campo Grande MS em 1986.
A primeira vez e unica em que David e Vanessa viajaram de trem.
O fracassado trem do Pantanal que não era no Pantanal, de Campo Grande ate Miranda não tem Pantanal. Na ferrovia Pantanal pra valer é de Corumbá até Porto Esperança é a melhor parte da ferrovia dentro do mesmo,
Estação de Porto Esperança já sem os trilhos, desativada.
Saída para a Bolívia totalmente sem conserva, é o fim.
Trecho de Corumbá a Bolívia.
Ramal de Ladário MS
Ramal de Ladário MS
Corumbá MS
Porto Esperança MS.
Corumbá MS
Ramal de Ponta Porã já desativado.
Minha luta pela permanência da Ferrovia NOB
Ramão de Ponta Porã, Estação do Bolicho.
Ribas do Rio Pardo MS
Locomotiva da ferrovia boliviana no patio de Corumbá.
Proximidade de Campo Grande MS Casa de Turma.
Anisio Guató Maquinista e sindicalista um dos defensores da ferrovia.
Estação de Campo Grande no apogeu da ferrovia.
Com a tirada dos trilhos do centro da Capital Campo Grande Ms foi feito uma nova estação para nada. a ferrovia esta no fim.
Patio ferroviário de Três Lagoas MS
Alfandega entre Brasil e Bolívia Corumbá MS.
Chegando a Corumbá.
A primeira Estação onde nasceu a ferrovia Noroeste do Brasil na cidade de Bauru SP.
Tudo abandonado a própria sorte se acabando com a ação do tempo.
Estação Ferroviária de Bauru SP
Tenho boas recordações desta ferrovia que trouxe o desenvolvimento para o Sul de Mato Grosso e culminando com a divisão e criando o Estado de Mato Grosso do Sul. Confesso que dá lagrimas nos olhos vendo o que foi e o que é hoje o estado deplorável da grande Noroeste do Brasil. (Assis Oliveira) colaboração (Luiz Vieira)
Três Lagoas é a primeira estação ferroviária do Estado de Mato Grosso do Sul, e não seria diferente o abandono em toda extrutura da ferrovia. Principalmente o prédio da estação totalmente em ruínas.
Foi feito um desvio na ferrovia, retirando os trilhos de dentro da cidade, igual foi feito em Campo Grande. Mais perguntamos de que vai adiantar? se praticamente não tem mais trafego de trens.
Outra coisa que não se entende é como as Prefeituras das cidades ao longo da ferrovia não assumem os imoveis, para serem aproveitados em instalações de diversos tipos de atividades da Prefeitura.
Ferrovia é vida.
O que resta do galpão da cidade de Três Lagoas.
Não podemos perder a esperança.
Vila da Noroeste do Brasil.
Eu tenho um sonho que um dia o eleitorado do Brasil consiga eleger um Presidente com visão voltada para o bem de toda a nação e volte a da valor as ferrovias e colocando assim o país nos trilhos.
Esta é uma das foto mais tradicionais desta ponte.
A ponte rodoviária paralela a da ferrovia foi feita pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Pra tirar o trafego que era feito por cima da barragem de Jupiá do Estado de São Paulo.
Minha neta Ana Verônica cidadã três-lagoense.
Voltei novamente ao começo da ferrovia no Mato Grosso do Sul para mostrar a maravilha de extrutura que é esta ponte ferroviária sobre o Rio Parana divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo.
Esta é minha pequena contribuição fazendo esta campanha nas redes sociais para que esta ferrovia tão importante que foi para o desenvolvimento do Sul de Mato Grosso e hoje o Estado de Mato Grosso do Sul, não venha ser desativada e ter este fim melancólico que tem todas as ferrovias.
Na linguagem ferroviária este veiculo é um alto motriz.
Uma imagem desoladora a do patio ferroviário de Corumbá.
Se a cidade tivesse um Prefeito inteligente não deixaria um prédio deste porte se acabar, mais como a maioria dos governantes são burros ao extremo, ai esta o resultado.
As rodas já enferrujadas a bastante tempo que não circula mais.
Composição de gandolas ou pranchas já virando sucata, já a bastante tempo parado.
Lamentável um local que fervilhava como estação e depois como deposito de mercadoria.
A Prefeitura da cidade poderia requisitar ao Governo Federal os imoveis da ferrovia para evitar sua depredação , mais não o faz. Economizaria em esta aligando casas para estalar suas secretarias.
As escolas de Samba da cidade poderiam muito bem utilizarem este grande espaço, mais a jeguisse dos administradores é uma coisa espantosa.
É ou não é jeguisse deixar uma extrutura desta se acabar, povo vamos fazer valer o nosso voto, parem de eleger pessoas que não tem capacidade administrativa como o atual Prefeito de Corumbá o Paulo Duarte do PT.
Só o galpão ainda esta em funcionamento para da manutenção as locomotivas.
Galpão onde se da manutenção das Locomotivas.
Saída para Campo Grande MS.
A segunda Locomotiva é da Ferrovia Boliviana.
Sucateamento das gandolas ou pranchas.
Nesta casa era o escritório central da ferrovia.
Resta poucos desvios na Estação de Corumbá, só o minimo necessário que sobrou.
Saída para a Bolívia.
Este é a Estação principal, ótimas instalações tembem abandonado a própria sorte sem que o Prefeito da cidade se atente para a importância da conservação destes prédio em beneficio da população.
Caixa D'Agua desativada, do tempo das maria fumaça.
Ate o ano passado a estação velha ainda estava com o telhado.
O telhado na mais recente também começa a desaparecer.
Chamamos nossos governantes de que? Todo palavrão é pouco. Um bando de imbecil.
Estação ferroviária de Águas Claras MS NOB
Estação ferroviária de Aquidauana, em 1974 dia 25 de março passei um dia inteiro esperando um problema na ferrovia ser resolvido para que o trem em que eu estava com destino a Corumbá partisse. Saindo do Rio Grande do Norte no dia 21 de marco, onde eu estava no Sul de Mato Grosso em uma pequena cidade muito longe. Valeu a pena, gostei desta terra hoje Mato Grosso do Sul, e fiquei.
Entrada da estação de Aquidauana.
O Começo da Ferrovia Noroeste do Brasil na cidade de Bauru interior do Estado de São Paulo, são mais de 1.000 Km de ferrovia ate a cidade de Corumbá MS. Entrando no Mato Grosso do Sul pela cidade de Três Lagoas e segue para Águas Claras, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande a Capital do Estado e vai em frente para Terenos, Aquidauana, Miranda, Distrito de Porto Esperança e finalmente Corumbá fronteira com a Bolívia. Um admirador de nosso trabalho esta em visita a Estação ferroviária de Bauru e nos enviar fotos da real situação em que se encontra por lá, não é muito diferente da ponta final em Corumbá. Mais uma vez afirmo, um país governado por pessoas inteligente e honestas não abandona ferrovia. Que tipo de gente governa o Brasil?
Uma verdadeira obra de arte feita pelos Ingleses, a ponte do Rio Aquidauana.
Trem partindo da plataforma da estação de Miranda MS.
O sucateamento das Locomotivas é visível.
A ponte sob o Rio Parana divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul na cidade de Três Lagoas MS.
Ponte do Rio Aquidauana.
Estação ferroviária de Corumbá MS
Distrito de Porto Esperança MS.
A maior ponte ferroviária do Brasil fica no Distrito de Porto Esperança MS, sobre o Rio Paraguai.
Patio ferroviário de Porto Esperança tembem como em toda ferrovia tudo se acabando no mais grotesco descaso dos amebas que governam o Brasil depois da dita volta da Democracia.
Todas estas Locomotivas hoje estão sendo empregadas no transporte de minério de ferro das minas de Urucum em Corumbá.
Aguardem novas fotos sobre a situação em Bauru, o começo da ferrovia. Pedimos clemência, não deixe a ferrovia acabar.
Ponte ferroviária sob o Rio Parana em Três Lagoas MS.
Ponte de Porto Esperança MS
Estação de Campo Grande MS hoje Museu da ferrovia.
Trecho entre Miranda e Corumbá MS
Aquidauana MS
De Corumbá para a Bolívia.
Proximidade de Corumbá MS
O famoso trem azul do Pantanal, de Corumbá a Campo Grande MS em 1986.
A primeira vez e unica em que David e Vanessa viajaram de trem.
O fracassado trem do Pantanal que não era no Pantanal, de Campo Grande ate Miranda não tem Pantanal. Na ferrovia Pantanal pra valer é de Corumbá até Porto Esperança é a melhor parte da ferrovia dentro do mesmo,
Estação de Porto Esperança já sem os trilhos, desativada.
Saída para a Bolívia totalmente sem conserva, é o fim.
Trecho de Corumbá a Bolívia.
Ramal de Ladário MS
Ramal de Ladário MS
Corumbá MS
Porto Esperança MS.
Corumbá MS
Ramal de Ponta Porã já desativado.
Minha luta pela permanência da Ferrovia NOB
Ramão de Ponta Porã, Estação do Bolicho.
Ribas do Rio Pardo MS
Locomotiva da ferrovia boliviana no patio de Corumbá.
Proximidade de Campo Grande MS Casa de Turma.
Anisio Guató Maquinista e sindicalista um dos defensores da ferrovia.
Estação de Campo Grande no apogeu da ferrovia.
Com a tirada dos trilhos do centro da Capital Campo Grande Ms foi feito uma nova estação para nada. a ferrovia esta no fim.
Patio ferroviário de Três Lagoas MS
Alfandega entre Brasil e Bolívia Corumbá MS.
Chegando a Corumbá.
A primeira Estação onde nasceu a ferrovia Noroeste do Brasil na cidade de Bauru SP.
Tudo abandonado a própria sorte se acabando com a ação do tempo.
Estação Ferroviária de Bauru SP
Tenho boas recordações desta ferrovia que trouxe o desenvolvimento para o Sul de Mato Grosso e culminando com a divisão e criando o Estado de Mato Grosso do Sul. Confesso que dá lagrimas nos olhos vendo o que foi e o que é hoje o estado deplorável da grande Noroeste do Brasil. (Assis Oliveira) colaboração (Luiz Vieira)
Três Lagoas é a primeira estação ferroviária do Estado de Mato Grosso do Sul, e não seria diferente o abandono em toda extrutura da ferrovia. Principalmente o prédio da estação totalmente em ruínas.
Foi feito um desvio na ferrovia, retirando os trilhos de dentro da cidade, igual foi feito em Campo Grande. Mais perguntamos de que vai adiantar? se praticamente não tem mais trafego de trens.
Outra coisa que não se entende é como as Prefeituras das cidades ao longo da ferrovia não assumem os imoveis, para serem aproveitados em instalações de diversos tipos de atividades da Prefeitura.
Ferrovia é vida.
O que resta do galpão da cidade de Três Lagoas.
Não podemos perder a esperança.
Vila da Noroeste do Brasil.
Eu tenho um sonho que um dia o eleitorado do Brasil consiga eleger um Presidente com visão voltada para o bem de toda a nação e volte a da valor as ferrovias e colocando assim o país nos trilhos.
Esta é uma das foto mais tradicionais desta ponte.
A ponte rodoviária paralela a da ferrovia foi feita pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Pra tirar o trafego que era feito por cima da barragem de Jupiá do Estado de São Paulo.
Minha neta Ana Verônica cidadã três-lagoense.
Voltei novamente ao começo da ferrovia no Mato Grosso do Sul para mostrar a maravilha de extrutura que é esta ponte ferroviária sobre o Rio Parana divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo.
Esta é minha pequena contribuição fazendo esta campanha nas redes sociais para que esta ferrovia tão importante que foi para o desenvolvimento do Sul de Mato Grosso e hoje o Estado de Mato Grosso do Sul, não venha ser desativada e ter este fim melancólico que tem todas as ferrovias.
Fotos: Assis Oliveira
7 comentários:
Olá,boa noite fiquei muito admirado com sua luta pela ferrovia,moro em Aquidauana,quando criança viajava muito de trem.tambem fico muito triste com o descaso atual...me lembro do tempo que morei em ponta Pora e ao escutar o apito do trem corríamos até a estação ...um abraço
E´UMA TRISTEZA VER O DESACASO QUE O GOVERNO DÁ PARA AS FERROVIAS,SIMPLESMENTE PRIVATIZAM PAR ACABAR, DEIXAR NAS MÃOS DE QUEM SÓ QUER SUCATEAR AS FERROVIAS E DEPOIS ENTREGAR UM BAGAÇO, ALÉM DE RECEBEREM QUASE DE GRAÇA, A NOROESTE ERA PAR SER MANTIDA E CONSERVADA, O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COMO CONCORRENTE COM OS ONIBUS DE VIAGEM E UMA OPÇÃO A MAIS PARA OS USUARIOS E TURISTAS, TOMARA A DEUS QUE UM DIA VOLTE COM FORÇA TOTAL, COMO AS FERROVIAS COMO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, COMO É FEITO NA EUROPA E E.U.A, PAISES DESENVOLVIDOS E QUE NÃO ABREM MÃO DAS FERROVIAS. O POVO DEVIA FAZER UMA BAIXO ASSINADO E ENVIAR AO GOVERNO E SOLICITAR A VOLTA DO TREM PASSAGEIRO DE CAMPO GRANDE A CORUMBÁ
Acredito muito na Rumo, que possa revitalizar toda a malha ferroviária.
A Rumo nós trilhos certo. Zé Octavio Corumbá MS Pantanal
A rumo deixou a ferrovia sem rumo...
Olá!
Eu gostaria de saber a posição dessa ponte. Ela fica na região de Piraputanga? Porque a outra que fica no rumo para Miranda após o centro de Aquidauana é outra.
https://2.bp.blogspot.com/-jy8I2b0Ccxw/VUZrlT84dUI/AAAAAAAAC8c/Y8nwQEuEZ6E/s1600/89_big.jpg
Olá amigo, que belo trabalho que fez sobre essa ferrovia histórica. Tem um projeto que acaba de se iniciar que é muito promissor.
Brasil Fiscaliza www.brasilfiscaliza.com.br
O Mapeamento da Incompetência na Gestão Pública Brasileira
Porque não coloca isso lá? Seria incrível ter o mapa completo da solução do Brasil, nosso país querido deixado ao descaso.
Postar um comentário