Fundação e emancipação[editar | editar código-fonte]
- Disputas entre portugueses e espanhóis
Até fins do século XVIII as fronteiras das possessões portuguesas e espanholas eram mal definidas. Disso aproveitou-se o capitão Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres para, após a violação de tratado de limites pelos espanhóis em 1774, garantir a posse de grande parte da margem direita do rio Paraguai e da esquerda do rio Guaporé, expandindo o território da Capitania sob seu governo. Então foi fundado pelos espanhóis um povoado na foz de Ipané. Em 13 de setembro de 1775 lança os fundamentos do porto de Coimbra. Em 1776, visando a garantia de melhores terras brasileiras, o Capitão Luiz de Albuquerque mandou que fosse erguido o Forte Príncipe da Beira (atual estado de Rondônia).
Em 2 de setembro de 1778, a mando do governador da Capitania de Mato Grosso (o Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres), o sargento-morMarcelino Rois Camponês, que comandava uma expedição militar, adquiriu a posse da região para a Coroa Portuguesa, fundando o local e batizando-o com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, sendo então lavrado o termo de fundação. Era uma povoado que começou como destacamento militar e se estabeleceu a princípio na ponta do Ladário. Até então seu crescimento era muito lento, pois até ali era apenas um posto militar. A fundação é concluída em 21 de setembro de 1778, quando efetuou-se a ocupação do local (denominado Albuquerque Velho, que tempos depois é transferido mais a oeste) situado a cerca de 5 km a oeste da futura Marinha, na Ponta do Ladário (então Albuquerque Novo).
Em 1800 o arraial foi totalmente destruído por um incêndio, tão violento que foi, ficando apenas a capelinha aí existente que era de telha, pois a única desse tipo que havia. Até essa catástrofe, o seu crescimento deixou a desejar, por um longo período não passava de um Posto Militar. Por ser lento o seu progresso, somente em 1838, pela Lei Provincial, o distrito de Santa Cruz de Corumbá foi criado por Lei Provincial n.º 4, de 19 de abril e em 26 de Agosto foi elevada à categoria de freguesia.
- Autonomia política
Em 5 de julho de 1850 a Lei provincial n.º 12 deu-lhe autonomia política com sede na povoação de Santa Cruz de Corumbá. Em 1853, por decreto imperial, o porto local foi habilitado para o comércio, sendo dotado de Mesa de Rendas. Em 1856 estabeleceu-se o trânsito livre de barcos nacionais e estrangeiros no rio Paraguai e o porto, com suaimportante posição geográfica, começou a se tornar um centro econômico de destaque no continente. A navegação, além de romper o isolamento da região, serviu para fixar o domínio pelo império na fronteira oeste do Brasil. E isso acabou trazendo também problemas de infra-estrutura: transporte de mercadorias, abastecimento de água esaneamento básico precários (sendo este último causador de epidemias) e falta de calçamento nas ruas. Qualquer barco (nacional e estrangeiro) que atracava no porto local enfrentava o problema da falta de controle sanitário (e consequentemente doenças começaram a surgir). Também havia os problemas econômicos e sociais que foram agravados pelas frequentes enchentes periódicas que o rio Paraguai provocava. Outro problema comum na região eram as crises políticas e a violência cotidiana. Além disso, a dependência da navegação fluvial com o exterior tornou a cidade suscetível a crises periódicas. Assustado com o grande desenvolvimento em 1859, em razão da navegação comercial, o Presidente da Província Almirante Joaquim Raimundo de Lamare, riscou e demarcou as ruas, praças e edifícios públicos de Santa. Começaram a surgir vias largas e mais estabelecimentos comerciais.
Em 16 de março de 1861, a então região de Albuquerque Novo se transforma no distrito de Ladário, criado pela Lei Nº 134. Com o rápido progresso, no dia 1º de maio de 1861, foi instalada a Alfândega de Albuquerque para arrecadar impostos. Em 6 de julho de 1862, por decreto nº 6 do presidente da província Herculano Ferreira Pena é criado o município de Corumbá.
As primeiras casas de Corumbá, e ao fundo o morro São Felipe.????
Casario do Porto Geral de Corumbá.
Patio da Estação Ferroviária.
O prédio do Instituto Luiz de Albuquerque.
Porto de Corumbá MT.
Rio Paraguai.
Ladeira Cunha e Cruz.
Rua 15 de Novembro Centro.
Hotel Galileu.
Praça da Independência.
Estação ferroviária de Corumbá.
Um dos prédios mais imponente do casario do porto.
Construção da ponte de captação de água.
Uma verdadeira obra da arquitetura antiga.
Prefeitura Municipal de Corumbá MT. |
Rua 13 de junho Centro.
???
Porto Geral.
As chalanas.
O Trem Azul.
?????
Rio Paraguai.
Locomotiva Maria Funasa.
Porto de Corumbá.
Inúmeras embarcações no porto de Corumbá.
Um dos mais importante porto fluvial do Centro Oeste do Brasil foi por muito tempo o de Corumbá no Mato Grosso.
O relógio nos cruzamento das ruas Frei Mariano com a 13 de junho.
Construção da estação ferroviária;
Um grave acidente, para a época.
Corumbá ainda pequena, começando a se expandir.
Chegada da Maria Fumaça a Corumbá. |
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