domingo, 25 de janeiro de 2015

N O B - A FERROVIA ESTA NO SEU FIM

  • Perguntamos as três esferas do Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal, vão deixar esta ferrovia se acabar? O fim de uma ferrovia gera muito desemprego e acaba com uma cultura, que é a da ferrovia. E gera milhares de empregos nas fabricas de Carretas e Ônibus, sabe onde? Nos Estados Unidos da América.

                                            Estação ferroviária de Três Lagoas MS.
O Ex-maquinista e sindicalista Anisio Guató. Corumbá MS
Ponte de Porto Esperança MS

Estação antiga de Campo Grande MS.    
Trem de Campo Grande a Corumbá, 1978. foto: Assis
Locomotiva acoplada sob a ponte de Porto Esperança MS
 Ou Carnaubal, como queiras.
Estação de Campo Grande MS
Patio ferroviário de Porto Esperança MS
Estação de Miranda MS
Patio ferroviário de Corumbá MS - foto: Assis
Atual estação de Porto Esperança MS
Locomotivas, em Porto Esperança MS - foto: Assis
 Trem transportando minério. foto: Assis
A primeira Estação ferroviária de Porto Esperança MS, hoje já desativada e sem os trilhos. foto: Assis
Passageiros contemplando o Pantanal.
Obras do trecho Porto Esperança a Corumbá MS.
Trem de vistoria da ferrovia.
Estação ferroviária de Aquidauana MS
Mapa do que ainda resta das ferrovias no Brasil.
Ponte ferroviária sob o Rio Paraguai MS - foto: Assis
Uma das maiores obra de engenharia inglesa, a ponte de porto Esperança MS - foto: Assis
Trecho de Corumbá para a Bolívia.  foto: Assis
Totalmente no abandono a unica ferrovia que liga o Brasil a os outros países da América do sul. foto: Assis


Trem do Pantanal fracassa seis anos depois e empresa suspende passeio

Fonte: Ricardo Campos Jr./CGNews em 15 de Abril de 2015

Estação Indubrasil, de onde saía do Trem do Pantanal em sua "fase turística", está abandonada desde que foi excluída do trajeto.
Fernando Antunes
Depois de reduzir o percurso do Trem do Pantanal na tentativa de torná-lo mais atrativo, a Serra Verde Express resolveu suspender a atração turística. A empresa não falou o motivo da desativação e afirmou que aguarda reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para resolver questões "determinantes" para a retomada das atividades.
Na época da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a linha saía de Campo Grande com destino a Corumbá tendo seu apogeu entre as décadas de 1960 e 1980. Quando a ALL Logística assumiu a concessão dos trilhos, o trecho foi reativado em 2009, mas como passeio. A Estação Indubrasil recebeu R$ 1,6 milhão em investimento e tornou-se o ponto de partida. A inauguração foi uma grande festa e contou até com a presença do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entretanto, desde o começo da "fase turística", o Trem do Pantanal apresentava sinais de que não daria certo. Na primeira viagem comercial, porém, os vagões saíram com menos de 40% da capacidade total.
Além disso, a viagem terminava em Miranda e não chegava até Corumbá, como no itinerário original. Paulo Duarte (PT), atual prefeito desse município, debateu a questão quando era deputado estadual e essa sempre foi a grande reivindicação dele. "Para mim, o fim do Trem do Pantanal não é surpresa", opina.
Segundo ele, outro problema era que a locomotiva não conseguia atingir alta velocidade, tornando a viagem cansativa. Várias pessoas que fizeram o roteiro resolveram voltar para Campo Grande de van ou de ônibus para ganhar tempo. "Sem recuperação da ferrovia, aumentando a velocidade e as condições de segurança, fazendo com que chegasse ao trecho mais bonito, era um projeto natimorto", relata.
Decadência - Em setembro de 2014, Campo Grande saiu da rota do percurso, que passou a ir apenas de Aquidauana até Miranda. A justificativa da Serra Verde Express, que administra outros passeios de trem no Paraná e Espírito Santo, foi tornar a viagem mais agradável.
Enquanto isso, a estação Indubrasil ficou às moscas. O abandono abriu margem para ação de vândalos. A depredação pode ser observada logo na guarita, já sem os vidros, pichada, suja. O letreiro com o nome do local já perdeu algumas letras e parte do forro de PVC foi arrancado, expondo a estrutura metálica por baixo dele.
Dentro do local restam apenas uns bancos de madeira aparentemente usados pelos passageiros enquanto aguardavam o transporte. Na plataforma, grandes vasos de madeira já não ostentam mais plantas. Pelos trilhos, mato alto.
"Para mim é muito triste eu ver como está acabando essa estação. Acho um desperdício de dinheiro, até porque os custos saíram do nosso bolso", diz a dona de casa Idalina Benites Rafael, 59 anos, que mora nas imediações do prédio.
Mesmo durante o funcionamento, segundo ela, nunca houve grande movimento de pessoas. "Nunca foi cheio. Acho que foi um projeto que fracassou", opina. Ela chegou a viajar no trem na época em que ele realmente chegava até o coração do Pantanal. Agora, o abandono afeta até mesmo a vida da moradora. "Vêm cobras e aranhas do matagal. Usuários de drogas invadem e tem muito barulho. Acabaram com tudo", afirma.




 

Nenhum comentário: